Expresso Educação 2021

19/10/2021

Expresso Educação 2021

     Expresso Educação comemora Dia do/da Professor/Professora

Homenagem ao Centenário do Educador Paulo Freire

 Realização: UEG TV

        Local: canal da UEG TV no YouTube 

Datas: entre os dias 18 e 22 de outubro

           

 
SOBRE O EVENTO:
 
A UEG TV realiza entre os dias 18 e 22 de outubro a segunda edição do Expresso Educação em 2021. Em comemoração ao Dia do/da Professor/Professora, exibiremos a série documental “Paulo Freire, um homem do mundo”, produzida pelo Sesc TV e dirigida por Cristiano Burlan. O programa reconta, através de entrevistas, a trajetória do pensador brasileiro que é referência mundial na área da educação. São 5 episódios que passam pela formação do pensamento de Paulo Freire, as influências, o período de exílio, o desenvolvimento da Pedagogia do Oprimido e o seu estabelecimento como um educador mundialmente consagrado.
 
O Expresso Educação será exibido no canal da UEG TV no YouTube, entre os dias 18 e 22 de outubro, sempre às 15h. A exibição da série sobre Paulo Freire é mais uma homenagem em comemoração ao seu centenário. Lembrando que em setembro realizamos uma programação especial sobre o pensador, que você pode conferir aqui.
 
Confira a sinopse dos episódios:
 
  • Episódio 1 — A formação do pensamento | 18/10, às 15h
O programa investiga a formação de Paulo Freire e suas influências para a concepção da Pedagogia do Oprimido a partir de depoimentos de sua família e de profissionais que o conheceram ou atuam nas instituições onde colocou em prática seus conceitos.
 
  • Episódio 2 — As 40h de Angicos | 19/10, às 15h
Este episódio traz a experiência de alfabetização, liderada por Paulo Freire, em Angicos, no sertão do Rio Grande do Norte. Revisita a cidade, reencontra os ex-alunos, os professores e traz, ainda, depoimentos de Freire. 
 
  • Episódio 3 — O exílio | 20/10, às 15h
O episódio retrata a experiência de Paulo Freire durante o exílio na Suíça, o quanto essa vivência repercutiu em seu trabalho e traz, ainda, seus depoimentos e de pessoas com as quais conviveu.
 
  • Episódio 4 — Do pátio do colégio à pedagogia do oprimido | 21/10, às 15h
A chegada de Freire do exílio retratada em entrevistas com profissionais que comentam sua trajetória a partir dessa volta.
 
  • Episódio 5 — O mundo não é, está sendo | 22/10, às 15h
O programa transita nas bases da formação de Paulo Freire e suas percepções acerca da interação com o outro.  Traz luz à cena do teatro sua influência na criação da Cia do Tijolo, que expressa seus conceitos primordiais através dos dramaturgos. O cantor e compositor Chico César se debruça nos ensinamentos do pedagogo desde menino, fez até música para ele.
 
Para assistir ao evento, basta acessar o nosso canal no YouTube: www.youtube.com/UEGTV
 
 
SOBRE O EXPRESSO EDUCAÇÃO
O Expresso Educação é um evento com duas edições anuais realizado pela UEG desde 2019. A edição de abril é em comemoração ao Dia da Educação, enquanto a edição de outubro comemora o Dia dos Professores. Nesse ano, o tema da edição comemorativa do Dia da Educação foi “Direito à educação e aprendizagem em tempos de pandemia”, abordando os desafios do ensino em tempos pandêmicos através de palestras e exibição de obras audiovisuais.